Em Destaque :
Home » » História, Dicas e Curiosidades dos Instrumentos: Banjo

História, Dicas e Curiosidades dos Instrumentos: Banjo

Postado por Anônimo on 5 de março de 2012 | 3/05/2012

história do banjo, dicas do banjo, curiosidades do banjo

O banjo é um instrumento de corda da família do alaúde, de corpo redondo, com uma abertura circular na parte posterior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em pvc, sobre o qual se tem uma pele (antigamente pregada, hoje presa por cola sintética), um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida.

Originário da África, foi levado para a América pelos escravos negros, no século XVII, e adotado por grupos ambulantes de músicos brancos, no século XIX. É muito usado na música folk norte-americana. Posteriormente teve grande importância na música jazz.

O banjo e o samba:

Incorporado às rodas de samba em meados da década de 70, quando o músico e intérprete Almir Guineto adotou uma idéia de seu parceiro musical e humorista, Mussum, adaptando o corpo do instrumento norte-americano ao braço do cavaquinho. Assim, percebeu que, além da qualidade do som, a armação reforçada do banjo reduzia os riscos de rompimento de cordas. O banjo passou a ser utilizado com apenas 4 cordas, utilizando o mesmo número de trastes e a afinação do cavaquinho, ou 6 cordas.
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Início | Wagner Pimentel | Hipper Downloads
Copyright © 2011. Gb6 - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website Inspired Wordpress Hack
Proudly powered by Blogger