Em Destaque :
Home » » Escala Pentatônica

Escala Pentatônica

Postado por Anônimo on 22 de agosto de 2012 | 8/22/2012


Ao contrário do que muitos pensam, a escala Pentatônica é muito antiga e também é muito utilizada no mundo todo. Em tese ela possui origens mongólicas e japonesas e desempenha um papel muito importante em toda a música oriental, africana e celta.

A escala Pentatônica é uma escala composta por cinco notas, é uma escala referência no Blues, Rock' N Roll e muitos outros estilos musicais. A escala possui cinco notas com o propósito de se evitar o Cluster (Clâster) – Cluster é a sonoridade produzida quando tocamos duas notas que compreendem um intervalo de semitom, ou seja, numa escala de Dó Maior (a exemplo) se dois guitarristas tocam simultaneamente um a nota E (Mi), e o outro a nota F (Fá), é clara e bem audível a desafinação que elas causarão pela proximidade das duas notas (tecnicamente consiste no intervalo harmônica de segunda menor). A intenção da escala Pentatônica é de que não ocorra em momento algum de a melodia se chocar com as notas dos acordes que formas a base (harmonia), isso torna fácil a improvisação quando se sabe aplicar corretamente a escala Pentatônica.
Observe os desenhos da escala abaixo:
 


Estes são desenhos da escala Pentatônicas de Am (Lá Menor), os números do lado das escalas são simples referências da localização dos desenhos no braço da guitarra pois eles representam a casa do braço da guitarra onde se situa o desenho. Note que as notas B (Si) e F (Fá) não se encontram na escala. A escala Pentatônica de Am é portanto: Lá - Dó - Ré - Mi - Sol .
A título de curiosidade o Blues utiliza escala Pentatônica Menor enquanto que o Rock utiliza Pentatonica Maior, estilos que podem ser executados simplesmente mudando a tônica de um mesmo desenho. A Pentatônica de Dó Maior possui as mesmas notas da escala de Lá Menor, sendo então Pentatônica de Dó Maior: Dó - Ré - Mi - Sol - Lá. Analise:
 

Este é um dos desenhos para ser analisado mais detalhadamente.
Visualize as notas circuladas de vermelho. Quando elas são a tônica da escala (nota de repouso) a escala é Menor. E agora, as notas circuladas de azul, estas são utilizadas como tônica quando a escala é Maior, ou seja, a tonalidade da escala acima é C - Am (Dó ou Lá menor). Isso ocorre pois estas duas notas são relativas.

Para que se possa tocar a escala em outra tonalidade basta deslocar o(s) desenho(s) com o intuito de que a tônica, seja ela maior ou menor, coincida com as dos desenhos apresentados aqui. Analise os desenhos abaixo que estão na tonalidade de Em - G (Mi menor ou Sol maior) e tire suas próprias conclusões.
 
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Início | Wagner Pimentel | Hipper Downloads
Copyright © 2011. Gb6 - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website Inspired Wordpress Hack
Proudly powered by Blogger