Em Destaque :
Home » » Leitura de Partituras

Leitura de Partituras

Postado por Anônimo on 22 de agosto de 2012 | 8/22/2012


NOÇÕES BÁSICAS PARTE II
Dando continuidade à matéria sobre Leitura de Partituras, agora vou falar de valores, a duração de tempo de cada nota na pauta.
O valor de cada nota tem como base a fração matemática, as notas se relacionam entre si por valores que se multiplicam ou se dividem: uma é fração da outra.
Observe na tabela abaixo que a primeira nota (Semibreve) é tida como a de maior valor, logo abaixo duas (Mínimas) que intuitivamente pode se dizer que cada uma tem a metade do valor da Semibreve e, ainda mais abaixo, quatro Semínimas onde: cada duas Semínimas equivalem a uma Mínima ou as quatro juntas equivalem às duas Mínimas. E para ir mais a fundo no assunto, as quatro semínimas equivalem a uma única Semibreve, e por ai vai.
Estes são os nomes que cada figura de som (nota) recebe: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa.
 

Para entender melhor o valor de cada nota, observe um exemplo prático:

Como você já aprendeu em lições anteriores, nesta partitura cada compasso possui 4 tempos e a nota que vale 1 tempo é a Semínima. Na primeira tabela note na última coluna o número 4 na frente da Semínima, este número equivale ao que está como denominador no início da partitura acima, no caso desta que é 4/4 ( digo denominador para melhor assimilação pois estes números não representam fração). Analisando o primeiro compasso veja que ele possui 4 Semínimas, o que ocupa todos os 4 tempos do compasso. No segundo compasso existem apenas Colcheias (metade do valor da Semínima) e por esse motivo há o dobro de notas no segundo compasso em relação ao primeiro. No terceiro compasso cada grupo de 4 Semicolcheias equivale a um único tempo e no último compasso cada Mínima ocupa dois tempos dos quatro que o compasso possui.
Estes são apenas conceitos básicos a respeito de partituras, o assunto vai muito, muito mais além. É necessário estudo diário e é sempre bom ter um professor para esclarecer eventuais dúvidas.
Recomendo aos leitores o livro Teoria da Música (Bohumi med) para que possam compreender mais sobre partituras. Sempre que puder, escreverei mais sobre partituras.
 

Música também é matemática, ela requer bastante atenção principalmente se tratando de Leitura de Partituras: Imagine você com a partitura de uma música que nunca ouviu na vida e tendo que tocá-la sem nem mesmo ter a oportunidade de ouvi-la antes?
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Início | Wagner Pimentel | Hipper Downloads
Copyright © 2011. Gb6 - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website Inspired Wordpress Hack
Proudly powered by Blogger