Vamos começar agora com alguns exercícios para se obter uma boa sonoridade.
Comece pelo exercicio n°1, soprando bem relaxadamente. Ao apertar a chave de mudança de registro, deve-se manter a mesma embocadura do grave, ligando o grave ao agudo. Se “guinchar” é porque está apertando demais com os lábios. Se o som não sair, ou sair muito fraco é porque está faltando mais pressão de ar. Pratique em frente a um espelho e procure notar bem se está conseguindo manter a embocadura esticada e sem mexer enquanto troca de registro. No exercício n°2, note que na primeira nota, o tubo da clarineta está soando em sua nota fundamental (tubo fechado), em seguida, no registro médio porém com o registro acionado (tubo fechado – harmônico), e posteriormente, na última nota de cada série, com o tubo completamente aberto. O objetivo é buscar uma igualdade de embocadura e coluna de ar em mudanças de registro, para visar maior equilíbrio de som.
Exercício 1
Exercício 2
Espero que tenham gostado dos exercícios. Até a próxima!:)
Comece pelo exercicio n°1, soprando bem relaxadamente. Ao apertar a chave de mudança de registro, deve-se manter a mesma embocadura do grave, ligando o grave ao agudo. Se “guinchar” é porque está apertando demais com os lábios. Se o som não sair, ou sair muito fraco é porque está faltando mais pressão de ar. Pratique em frente a um espelho e procure notar bem se está conseguindo manter a embocadura esticada e sem mexer enquanto troca de registro. No exercício n°2, note que na primeira nota, o tubo da clarineta está soando em sua nota fundamental (tubo fechado), em seguida, no registro médio porém com o registro acionado (tubo fechado – harmônico), e posteriormente, na última nota de cada série, com o tubo completamente aberto. O objetivo é buscar uma igualdade de embocadura e coluna de ar em mudanças de registro, para visar maior equilíbrio de som.
Exercício 1
Exercício 2
Espero que tenham gostado dos exercícios. Até a próxima!:)
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