Não está claro se o tarogato foi trazido para a Europa pela primeira magiares quando imigraram do Oriente, no século 9. É certo, contudo, que os instrumentos deste tipo, desceram do zurna do Oriente Médio, foram introduzidos na Europa Oriental pelos turcos durante a Idade Média, como evidenciado pela töröksip prazo "cachimbo turco" que foi utilizado como sinônimo para Tarogato. É possível que os instrumentos de ambas as tradições foram combinadas em uma única entidade. O Tarogato tem uma origem persa, e ele apareceu na Hungria durante as guerras turco. Até por volta do século 18, o Tarogato era um tipo de charamela, com uma palheta dupla, furo cônico, e sem as chaves.
Sendo um instrumento muito alto e estridente, a Tarogato foi utilizada como um instrumento de sinalização no campo de batalha (como a corneta ou a gaita de foles).
O instrumento foi finalmente abandonado sendo considerado muito alto para uma sala de concertos.
O tarogato foi um instrumento ícone da Guerra do Rákóczi para a Independência (1703-1711). Seu uso foi suprimido no século 18 pela monarquia dos Habsburgos.
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Na década de 1890 uma versão moderna foi inventada por Vencel József Schunda, um fabricante de instrumentos de Budapeste. Ele usa uma palheta simples, como um clarinete ou saxofone, e tem um furo cônico, similar ao saxofone. O instrumento é feito de madeira, geralmente de madeira granadilha negro como um clarinete. O tamanho mais comum, o Tarogato soprano em B ♭, é de cerca de 29 polegadas (74 cm) de comprimento e tem um som fúnebre semelhante a uma cruz entre um chifre Inglês e um saxofone soprano. Outros tamanhos existem, um criador, János Stowasser, anunciou uma família de sete tamanhos dos quais o maior foi um Tarogato contrabaixo em Mi ♭. O novo Tarogato se parece muito pouco com o Tarogato histórico e os dois instrumentos não devem ser confundidos . Foi sugerido que o schundaphone nome teria sido mais exato, mas Tarogato foi usado por causa da imagem nacionalista que o instrumento original tinha.
Este instrumento foi um símbolo da aristocracia húngara, e o instrumento de sopro de madeira favorito do governador Miklós Horthy.
Fábricas na Hungria cessaram após a II Guerra Mundial, embora tárogatós continuaram a ser feitos na Romênia e em outros países. In the 1990s several Hungarian makers started producing the instrument again. Na década de 1990 vários fabricantes húngaros começaram a produzir o novo instrumento.
A Tarogato moderno pode ocasionalmente ser ouvido na Lei de 3 de Tristan und Isolde de Richard Wagner, onde se tornou tradicional em algumas casas de ópera (por exemplo, a Royal Opera House, de Londres) para usá-lo em vez do off-anglais fase cor para a última passagem (barras 999-1149) de ar do Pastor, mas Wagner não especificou isso, apenas sugerindo na pontuação "especialmente construído um instrumento simples e natural".
Na década de 1920, Luta Ioviţă, que jogou o instrumento no exército durante a Primeira Guerra Mundial, trouxe-a para Banat (Romênia), onde se tornou muito popular sob o nome taragot.
Dumitru Farcas, que nasceu em Maramures, fez o instrumento conhecido em todo o mundo e é considerado o tocador mais famoso Tarogato.
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