O Clarinete possui uma “família”, composta por vários instrumentos:
•Clarineta Sopranino . Em Láb – 1 oitava mais aguda que a requinta.
•Clarineta Requinta – Em Eb (Mib) ou em D (Ré) – 1 quinta mais aguda que o soprano. A Requinta em Ré é antiga e incomum hoje em dia.
•Clarineta Soprano (clarineta padrão) – o mais comum – geralmente afinado em C(Dó),Bb(Sib),A(Lá)
•Clarineta Basset – Em A (lá) – muito usado em concertos para clarinete em lá, sobretudo no concerto de Mozart e quinteto de Mozart, este clarinete atinge notas de mais graves além do registro usual da clarineta padrão.
•Cor de basset ou Corno Basseto – espécie de clarinete em Fá, tem o corpo ligeiramente diferente (curvo ou angular), muito usado por Mozart, mas caiu em desuso, apesar de ter sido usado por R. Strauss em Elektra, por exemplo.
•Clarineta Alto – Em Eb (Mib) – 1 quinta mais grave que o soprano
•Clarinete Baixo ou Clarone – Em Bb (Sib) – 1 oitava mais grave que o soprano
•Clarinete Contra-Alto ou Clarone Contra-Alto – Em Eb (mib), 1 quinta mais grave que o Clarone e 1 oitava mais grave que a clarineta-alto
•Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Contra-Baixo Modelo Leblanc – Em Bb (Sib), clarinete em metal, 2 oitavas mais grave que o soprano
•Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Conra-Baixo Modelo Selmer – Em Bb (Sib), clarinete com o dobro do tamanho do seu parente de metal, clarinete em ébano comum, 2 oitavas mais grave que o soprano.
•Clarinete OctoContra-Baixo – Em Bb (Sib) – Clarinete extraordinário, em metal, 3 oitavas abaixo do soprano, altura física: 2,76m
O mais comum como foi dito acima, é o soprano em Bb(Sib) e A(Lá), com 16 ou 17 chaves. O que não é mais comum é encontrarmos os clarinetes com 18 chaves e afinação em C(dó).
•Clarineta Sopranino . Em Láb – 1 oitava mais aguda que a requinta.
•Clarineta Requinta – Em Eb (Mib) ou em D (Ré) – 1 quinta mais aguda que o soprano. A Requinta em Ré é antiga e incomum hoje em dia.
•Clarineta Soprano (clarineta padrão) – o mais comum – geralmente afinado em C(Dó),Bb(Sib),A(Lá)
•Clarineta Basset – Em A (lá) – muito usado em concertos para clarinete em lá, sobretudo no concerto de Mozart e quinteto de Mozart, este clarinete atinge notas de mais graves além do registro usual da clarineta padrão.
•Cor de basset ou Corno Basseto – espécie de clarinete em Fá, tem o corpo ligeiramente diferente (curvo ou angular), muito usado por Mozart, mas caiu em desuso, apesar de ter sido usado por R. Strauss em Elektra, por exemplo.
•Clarineta Alto – Em Eb (Mib) – 1 quinta mais grave que o soprano
•Clarinete Baixo ou Clarone – Em Bb (Sib) – 1 oitava mais grave que o soprano
•Clarinete Contra-Alto ou Clarone Contra-Alto – Em Eb (mib), 1 quinta mais grave que o Clarone e 1 oitava mais grave que a clarineta-alto
•Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Contra-Baixo Modelo Leblanc – Em Bb (Sib), clarinete em metal, 2 oitavas mais grave que o soprano
•Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Conra-Baixo Modelo Selmer – Em Bb (Sib), clarinete com o dobro do tamanho do seu parente de metal, clarinete em ébano comum, 2 oitavas mais grave que o soprano.
•Clarinete OctoContra-Baixo – Em Bb (Sib) – Clarinete extraordinário, em metal, 3 oitavas abaixo do soprano, altura física: 2,76m
O mais comum como foi dito acima, é o soprano em Bb(Sib) e A(Lá), com 16 ou 17 chaves. O que não é mais comum é encontrarmos os clarinetes com 18 chaves e afinação em C(dó).
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