1) Quando tocamos
notas sequenciais (uma por vez), chamamos está sequência de
melodia.
2) 2) Quando tocamos
duas ou mais notas simultâneas, chamamos este grupo de notas de
harmonia.
Tendo como ponto
de partida os conceitos citados, pode-se dizer que acorde não vem do verbo
acordar, e sim que acorde na música é uma forma de harmonia. Mas como é feita
essa harmonia?
Quando aprendemos
a tocar violão, aprendemos por observação que um acorde de Dó
Maior possui as notas Dó – Mi – Sol. Esse conjunto de três notas se
chama Tríade (quando quatro notas: Tétrade ou Tetracorde, quando cinco notas:
Pentacorde) estas três notas não são escolhidas por acaso, possui aí uma lógica:
é o intervalo de Terças*, sendo a escala de Dó Maior Dó – Ré – Mi – Fá –
Sol – Lá – Si, as Terças do Acorde de Dó Maior seriam Dó – Mi – Sol – Si. As
Terças do Acorde de Ré Menor seguindo o mesmo princípio são Ré - Fá - Lá - Dó. E
assim por diante.
Os acordes podem
ser Maiores, Menores, Aumentados, Diminutos, entretanto vou falar só daqueles
básicos os maiores e menores.
CIFRA A cifra é uma
forma prática de se escrever um acorde, isso facilita no aspecto de que o músico
não precisa ler o nome do acorde (que às vezes pode ser extenso) ele apenas o
interpreta por meio de “código”, assim quando ele ver um C em cima de um
trecho de letra de música saberá que deverá tocar o acorde de Dó
Maior. Confira tabela abaixo:
C =
Dó
D =
Ré
E =
Mi
F =
Fá
G =
Sol
A =
Lá
B =
Si
Como citei
anteriormente, existem acordes Maiores e Menores, o Campo Harmônico Maior é
composto de 3 acordes Maiores, 3 acordes Menores e 1 acorde Diminuto na seguinte
sequência:
Campo
Harmônico C
C – Dm – Em – F –
G – Am – B°
Este é o campo
harmônico de Dó Maior, quando há um “m” minúsculo na cifra (depois da
letra) isso indica que o Acorde é Menor, quando não há nada, o Acorde é Maior, e
perceba que o último Acorde é diferente, esse é o acorde Diminuto que
também pode vir escrito da seguinte forma Bm7
(b5).
Acordes Maiores e
Menores. Por quê?
A música nada mais
é que a transmissão de ideias, sentimentos, entre outras coisas por meio de
sons, assim cada tipo de acorde contribui para isso tendo cada um sua
característica específica. O Acorde Maior, por exemplo, é um acorde alegre que
passa a ideia de positivismo enquanto que o Acorde menor possui ideia contrário
ao do Maior
O desenho dos
Acordes geralmente é apresentado no que chamamos de Grade, que assim como
a Tablatura simula o braço da guitarra. Desenho seria a disposição dos dedos da
mão nas cordas. Cada dedo corresponde a um número sendo na respectiva ordem
Indicador, médio, anelar e Mínimo correspondentes aos números 1, 2, 3 e 4.
Confira como são formados os acordes:
GRADE
Formação do Acorde de C
Maior
Nota: Existem
muitas outras posições para se executar o mesmo
acorde.
Intenções
Cada Acorde possui
uma intenção, se você toca C – F – G – C perceberá que o Acorde
de F cria uma expectativa em relação ao anterior C, e
que G dá a ideia de pergunta, mistério, suspense que logo é aliviado ao
se tocar C novamente, essa intenção auxilia ao se compor uma música onde
a idéia que cada trecho da letra passa é asociado a um acorde equivalente.
Ressalto que toda a explicação feita aqui gira em torno da escala de C (Dó
Maior) portanto Campo Harmônico de Dó Maior.
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